quarta-feira, 10 de março de 2010

Projeto Gente Pequena

Foram nas Santas missões populares que o Pe. Ronaldo Oliveira CSsR percebeu a busca das crianças e adolescentes por quererem participar mais ativamente das atividades propostas pelas missões. Com esta inquietação veio à idéia de elaborar uma atividade onde as crianças tivessem essa participação e com esta preocupação surge o projeto “Gente Pequena”.

O projeto visa acolher e colaborar para um melhor dinamismo de crianças e adolescentes que buscam no mesmo, viver uma vida de comunhão fraterna: acolhendo, somando e multiplicando dons. Este teve inicio em 2008, no qual alguns dos postulantes assumiram a missão de por em prática o projeto.

Em 2010, já são mais de dois anos de projeto e este tem produzido bons resultados, pois na presença de cada criança e adolescente que participam do Gente Pequena, percebe uma criança e um jovem ativo na igreja, na sociedade e compromissados com que o projeto propõe: ser presença para o outro, acolhendo e abraçando a todos com o mesmo dinamismo missionário que vivemos, ou seja, viver conforme o aprendizado e sendo espelho não só para o que está ao seu lado e sim para o mundo.

Este ano, surgiu a idéia de trabalhar o projeto na Paróquia Nossa Senhora das Dores que fica no bairro da Redenção, tendo em vista que o projeto era executado na casa do postulantado e que uma vez que não teria mais o espaço usado para o projeto, não teríamos alternativa a não ser aceitar a proposta que pareceu cair do céu. Será um novo horizonte a desbravar, onde as novas adaptações para a concretização do mesmo, contarão com a participação de novas idéias e estas vindo de pessoas com novas experiências e novo dinamismo.

A aliança de amor que Deus plantou na terra, brota não somente com uma raiz e sim com muitas raízes que se espalham a cada dia, para melhor anunciar este amor, o que nos faz perceber nos pequenos gestos - como o projeto gente pequena -, grandes ações realizadas por aqueles que se doam. Doação esta que nos faz por em pratica todas as nossas experiência, tornando-nos mais humanos e aceitando melhor as diferenças que o mundo nos propusera viver.

Tendo em vista que a maioria das nossas crianças e adolescentes precisa educar-se para melhor compreender o sentido do reino, nos é dado a missão de sermos esses educadores pois, se não fizermos este papel de educadores, quem o fará? “Eduquemos às nossas crianças, e não será necessário castigar os homens.” (Pitágoras).

Conto com a oração de todos por cada um destes pequeninos do projeto Gente Pequena, pois estes, não são acolhidos em nosso nome e sim no nome de Jesus.


Leonilson Lima Brandão

Nenhum comentário:

Postar um comentário