O ardor missionário concedido por Deus a este inútil servo, deu-me a graça de residir por três anos em uma região desconhecida por muitos irmãos ribeirinhos, caboclos e índios de nossa imensa Amazônia: O Nordeste. Esta terra do sol quente com suas belas praias, dos sertões com suas épocas de secas e ao frio do agreste da caatinga, entre as lindas serras existentes nos nove estados que compõem este território brasileiro: Maranhão, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará.
Durante um ano residi na cidade de Campina Grande – PB. Terra fria no inverno e seca no verão tendo uma variedade de lugares para oferecer aos moradores e visitantes. Neste local fiz o meu noviciado com os demais noviços das unidades do norte-nordeste. Tempo de uma experiência profunda na oração, na inculturação e na convivência com os confrades de outras vices - províncias.
Nos anos 2008 – 2009, morei na terra do sol, Fortaleza - CE, este foi um período enriquecedor na minha caminhada vocacional. Fiz minha profissão religiosa, iniciei os estudos na área da teologia e atuei na pastoral do povo de rua. Convivi com diversos confrades de vários lugares do Brasil e da Irlanda, com isso percebi a maravilha de nosso carisma onde todos buscam o mesmo ideal de Santo Afonso, de anunciar a Palavra de Deus aos excluídos de nossa sociedade.
Na pastoral do povo de rua vivi momentos ricos e proféticos nas realizações das atividades com os moradores de rua e catadores de materiais recicláveis, além das missões pelas serras e sertões nordestinos. Sendo presença de Igreja entre os mais excluídos e realizando o nosso carisma ao lado dos mais pobres e abandonados. Que tempo bom!
Apesar de retornar feliz para o Amazonas lembro na saudade de todos aqueles que com o próprio testemunho me ensinaram a seguir fielmente o caminho de Cristo e rezo por todos os confrades e amigos que juntos vivenciamos momentos felizes. Porém, ao chegar a Manaus reencontrei os familiares, amigos e confrades que juntos compõem minha história vocacional.
Sou grato a Deus pelo ardor missionário que leva-me além fronteiras e barreiras; e pela oportunidade de viver ricas experiências de vida na minha caminhada vocacional. Agora, moro na Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, no bairro de Educandos, com mais cinco confrades confiantes na bondade de Deus e inspirados por Santo Afonso a realizarmos a caridade com os mais pobres abandonados.
Fr. Jozinaldo, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário