quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O Bom Cristão


No decorrer do nosso dia a dia, sempre estamos a escutar varias frases que se referem a um bom cristão ou a vida que a tem. Vejamos duas delas, das milhares que temos e que sempre estamos a encontrar em qualquer parte por onde andarmos, seja numa fachada de uma loja ou em outdoor de nossas avenidas e até mesmo em nossas próprias casas em forma de quadros; Deus é a razão do meu viver, Deus é fiel. Estimado leitor, vamos refletir um pouco sobre essas belíssimas frases que a temos como símbolo de proteção e o que elas nos dizem a respeito de um bom cristão. Aliás o que é um bom cristão?


Certo dia Jesus foi questionado por um legista, que o mesmo veio a perguntar; “mestre, que farei para herdar a vida eterna”? (Lucas10, 25) Jesus com toda a serenidade replicou dizendo, como está escrito na lei?(Lucas10, 26). O legista disse “amarás o senhor teu Deus, de todo o coração, de toda alma, com toda a tua força e de todo o entendimento; e a teu próximo como a ti mesmo.” (Lucas10, 27). Jesus vendo que o legista tinha respondido corretamente, apenas afirmou dizendo, “faça isso e viverá” (Lucas10, 28). O especialista em leis querendo se justificar perguntou “quem é o meu próximo.” (Lucas 10,29) Jesus retomou a palavra descrevendo a parábola do bom samaritano. (Lucas. 10,30-37).


Portanto, esta é a verdade que se faz presente no meio de nós, e nos diz como devemos exercer a nossa cristandade. É na pessoa do irmão onde tudo se realiza como verdade e como fonte salvífica. Ultimamente, temos presenciado e apreciamos tantas palavras bonitas, no qual nos leva a viver em sonhos. Se formos analisar bem as coisas como um bom cristão deve analisar, é obvio que tudo iria ser diferente da atualidade, situação de vida que o pobre tem que e um diagnóstico e ao refletir a voz de Deus clamando por terra, casa e comida para seu bem estar diante de uma sociedade injusta, que ao sonhar pela força da fé, espera pela justiça, igualdade e solidariedade. Mesmo sentindo a dor no corpo, idealiza o pão em todas as mesas. Enquanto o pobre sofre, o rico abusa da injustiça para com esse povo, cujas posses são inferiores à sua posição ou condição social, uma vez que não tem nem mesmo onde dormir na grande e velha América Latina.


Quantos homens se encontram caído, em nossa sociedade, semelhantes ao homem que descia de Jerusalém a Jericó na parábola do bom samaritano. Quando olhamos para nossa realidade, constatamos a falta de amor para com a pessoa do irmão; quanta descriminalização, quanta fome, quanta injustiça presenciamos e nada fazemos, mas apenas ficamos nos bancos da igreja ouvindo belos sermões e cantando hinos melancólicos que nos levam a viver no oba-oba e assim fingimos que somos bons cristãos. Porém o bom cristão deve ser uma pessoa deslumbrante das virtudes do amor, mesmo na simplicidade, mas sendo almejante de mundo melhor que vem a ser realizado com nossas forças. Assim teremos um mundo justo, cheio de amor onde tudo vem a ser um só corpo e um só espírito como rezamos na oração eucarística da Santa Igreja Católica Romana.


A parábola do bom samaritano mostra-nos o caminho e esperança, nos quais podemos ver e como fazer a diferença em nosso mundo de hoje com o nosso agir, movendo-nos de compaixão como o samaritano em sua viagem. Devemos lutar pelos nossos direitos, pela a saúde, pelo estudo, pelo trabalho, sem descriminação para com as pessoas portadoras de deficiências físicas, com o negro e pobre. Assim o fez Jesus, antes da festa da páscoa, durante a ceia lavando os pés dos apóstolos (João 13,1-11). Demonstrando o gesto amor e como deve ser um bom cristão. É servindo que assim adentramos na mística da graça, na graça da eterna ressurreição do amor de Deus. Tudo se encontra na terra, o amor, a igualdade, a felicidade. Cabe a nós querer enxergar essa inefável graça. Estamos falando de construir um mundo novo no qual sonhamos. Uma imensa cultura cheia cores, costumes e raças que nos apresenta uma riqueza fundamentada no ser humano e em todo contexto que habita.


Josivan Severino da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário