quarta-feira, 11 de agosto de 2010

São Clemente Maria Hofbauer


“Amanhã podem descansar um pouco mais, pois é dia de São Clemente, estaremos em festa, então a oração é pessoal. Só peço que dêem uma organizada para a festa e não deixem tudo pra cima da hora”. – Disse o formador aos seus postulantes na noite de domingo 14/03/2010.


De certo, dia 15, foi o grandioso dia, festejamos junto com amigos e parentes a memória de São Clemente e com esta grandiosa festa, consideramos a abertura oficial do ano acadêmico nas casas de estudantado redentorista. São Clemente, na congregação, é considerado o patrono dos acadêmicos. Nasceu em 26 de dezembro de 1751 em Tasswitz, Morávia como John Dvorák.


Clemente foi o nono filho de um açougueiro que mudou o nome de família do moraviano Dvorák para o germânico Hofbauer. Seu pai morreu quando Clemente tinha seis anos. Um pouco mais tarde ele sentiu o chamado para a vida religiosa, mas sua família era muito pobre para pagar a sua educação. Ele então se tornou um aprendiz de padeiro e mais tarde como padeiro foi trabalhar com os eremitas no monastério de Bruck.


Quando os eremitas foram abolidos pelo Imperador José II, Clemente trabalhou como padeiro em Viena, Áustria. Mais tarde foi um eremita na Itália com Peter Kunzmann e tomou o nome de Clemente. Ele fez varias peregrinações a Roma. Durante sua terceira ele entrou o para o a Ordem dos Redentoristas em San Guliano e adicionou o nome de Maria passando a se chamar Clemente Maria Hofbauer. Estudou na Universidade de Viena e em Roma. Foi ordenado em 1785 ele foi designado para Viena.


Missionário em Varsóvia com vários companheiros de 1786 a 1808, trabalhando com os pobres e construindo escolas, ele e os irmãos pregavam às vezes até cinco sermões por dia. Dali ele enviou missionários Redentoristas para a Alemanha e Suíça. Seus companheiros foram aprisionados em 1808 quando Napoleão suprimiu as ordens religiosas e os expulsou da Áustria.


Um notável pregador e diretor espiritual em Viena Clemente era diretor espiritual do Convento das Irmãs Ursulinas. Fundou um colégio católico em Viena, trabalhou com os pobres e ajudou a revitalizar a vida religiosa na Alemanha. Trabalhou contra o estabelecimento de Igreja Nacional Germânica e contra o Josephinismo que queria o controle secular do Clero e da Igreja.


Faleceu em 15 de março de 1820 na Áustria, Viena. É considerado o segundo fundador da Congregação do Santíssimo Redentor. Foi beatificado pelo Papa Leão XIII em 29 de janeiro de 1888 e canonizado em 1909 pelo Papa Pio X. Foi indicado padroeiro de Viena pelo Papa Pio X em 1914.


E como estes grandes homens, pretendem também nós postulantes redentoristas, viver de forma dimensional a vida redentorista, consagrando-se a Deus e a sua igreja.


Leonilson Brandão

Nenhum comentário:

Postar um comentário